A BRIEF HISTORY OF QI

É da Paradigm Publications, editora com mais de 40 anos especializada em medicina oriental, o livro de lingua inglesa “A brief history of Qi“, que se traduz como “Uma curta história do Qi“. Os autores Yu Huan Zhang (Chinês) e Ken Rose (autor do bastante comentado livro “Who Can Ride the Dragon?“) tiveram apoio da Universidade de Berkley, Chengdu University of Traditional Chinese Medicine (TCM) e da China Academy of TCM.

A percepção do Qi (ou Chi) pelos Chineses vem da antiguidade. E é impossível expor todo o conhecimento sobre o Qi em um único livro. Daí o título do livro “Uma curta história do Qi” trazer a palavra “curta”.

Uma curta história do Qi” foi lançado já faz 20 anos. Mas se mantém único ao se propor a abordar o tema da energia Qi de forma horizontal por diversas áreas do conhecimento: na filosofia, nas artes, na medicina, no Qi Gong, nas artes marciais e do dia a dia. Cada um desses virou um capítulo. O livro é isso.

Apesar do conhecimento de energias existir em várias regiões do mundo, o livro é específico de China. Então aqui você não encontrará nada proveniente de outras culturas como da Índia com seus chacras e prana. Não encontrará nada de Reiki (Japão). Nada de comunicação com espíritos como vemos no Espiritismo ocidental de Allan Kardec. O autor tentará em 10 páginas fazer um paralelo entre o conceito de Qi Chinês e o de outras culturas mas não passa disso. 

O livro é construído em cima de fatos históricos aceitos pela academia e observações culturais documentadas. Sendo assim, não há interpretações místicas de mestres modernos. Apesar do confucionismo, taoísmo e budismo serem práticas e/ou filosofias que andam lado a lado com o desenvolvimento espiritual e práticas energéticas, o livro não representa qualquer ramificação ou escola esotérica. É neutro nesse sentido.

É mais um livro de autor acadêmico que fica apenas na dimensão intrafísica mental. Esse é um paradigma ocidental: discursar com lógica sobre algo essencialmente metafísico, espiritual, de dimensão sutil.

Você não vai encontrar aqui história das práticas holísticas nem técnicas para desenvolvimento de sensibilidade do Qi. Sequer referências. É história, cultura e filosofia de um ponto de vista acadêmico introdutório.

Assim como “A Study of Qi” de Elisabeth Rochat de La Vallée, que já comentamos aqui no Medite Comigo, “A brief history of Qi” também possui um capítulo sobre filosofia. O capítulo desse livro supera o de Elisabeth Rochat. Mas não se anime pois ninguém conseguirá resumir satisfatoriamente a filosofia oriental em poucas páginas. Muita coisa ficou de fora. Logo, se filosofia oriental é seu interesse, será preciso complementar. Há livros introdutórios muito bons sobre o pensamento Chinês em português. Veja os livros relacionados no final dessa página.

Apesar de muito bom, devido ao preço não posso recomendar aos curiosos. Fica então recomendado aos pesquisadores do assunto energia prânica/qi. O livro é mais que Qi e permite avançar os conhecimentos sobre cultura chinesa antiga. E assim também fica a recomendação aos interessados pela cultura Chinesa.

É um livro bonito que conta com muitas imagens, letras grandes e linhas espaçadas facilitando a leitura.
Pontos extras para o livro ao escolher usar pinyin com acentuação e caracteres chineses. Isso evita dubiedades de alguns conceitos.
O livro encerra com um um índice remissivo muito útil que facilita consultas futuras.

Esse livro merecia ser traduzido para o português e deveria fazer parte de toda estante de escola de acupuntura ou de ensinamentos holísticos.

links externos sugeridos pelo autor DESSE POST:

posts NOSSOS RELACIONADOS COM ESSE TEMA:

A Study of Qi

Um estudo do Qi a partir de textos clássicos da Medicina Tradicional...

Ir ao post

Introdução à Filosofia Chinesa Clássica

Conheça as idéias dos principais pensadores chineses que influenciaram todo o pensar...

Ir ao post
  • Sobre o autor desse post
PAULO HENRIQUE ARAUJO
Moro em Recife. Desde cedo trabalhei e empreendi em vários segmentos dentro e fora do Brasil. Quando morava na China percebi que deveria dar mais atenção ao caminho espiritual. Além dos cursos e das práticas, os livros também ajudaram na minha jornada. Compartilho aqui alguns resumos na esperança que eles também lhes sejam úteis. Para ver todos os posts de Paulo clique aqui.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora.

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Seja avisado de novos resumos. Em média 1 ou 2 livros por semana. Sem propaganda, nem bate-papo. Saia a qualquer hora..

CLIQUE AQUI e seja adicionado à nossa lista de Whatsapp.

Veja posts por autor:

A Brief History of Qi